Hidratos de Carbono às refeições principais, sim ou não?

Ao contrário do que pensamos, os hidratos de carbono são a mais importante fonte de energia para o nosso organismo e são essenciais para uma dieta variada e equilibrada.

Normalmente existe uma tendência para substituir os hidrato de carbono das refeições principais por legumes ou saladas temperados com gordura (azeite ou óleo).  Ouço, muitas vezes em consulta, “dieta que é dieta não pode ter hidratos de carbono, caso contrário não custa”.

No fundo, “cortar” nos hidratos é uma medida bastante usada como referência porque resulta muito bem a curto prazo, ou seja, existe uma rápida perda de peso inicial. Mas, esta perda não será conseguida a longo prazo, porque a vontade de comer alimentos ricos em hidratos volta. E normalmente, volta com força!

É usual, que a pessoa que foge ao arroz, massa ou batata durante as refeições os substituam por legumes salteados, por exemplo.

Vejamos, em média 100g de legumes salteados tem: Kcal – 135; Gordura – 11,35g; Hidratos de carbono – 8,61g; Proteína – 1,49g; e 100g de arroz/massa/batata tem em média: Kcal – 124; Gordura – 0,43g; Hidratos de carbono – 26,2g; proteínas – 3,43g.

Olhando para estes valores, podemos concluir que apesar de terem baixo teor em Hidratos de Carbono os legumes salteados são ricos em gordura, usada na sua confeção. Alguns perguntariam agora, e saladas? De qualquer das maneiras colocamos azeite nas saladas que irão aumentar o valor energético das mesmas.

Sinceramente, não procure perder peso rápido, procure perder peso de forma gradual e que consiga manter a longo prazo. Esta será sempre a maneira mais sensata de se manter saudável.

Crie hábitos.

Menu