Que valor atribuis à Nutrição/Alimentação?

Começando este novo ano, acho que devemos todos refletir se realmente atribuímos à nutrição o valor que ela realmente merece. Para muitos a nutrição é encarada, meramente, como uma questão estética, mas para tantos outros a nutrição passou “obrigatória” por uma questão de saúde.

Cada vez mais assisto, e confesso com alguma tristeza, as minhas consultas a começarem com a seguinte pergunta: “Não me vai passar nenhuma medicação pois não? Nem me vai mandar comprar aqueles produtos para diluir em água certo? é que eu não quero mais essas coisas…”

Peço que reflitam. Desconfiem de soluções rápidas. Esta tem de ser a primeira regra. A procura por estas soluções rápidas levam os consumidores a comprarem produtos que alegadamente ajudam a perder peso. Mas, na realidade, não existe qualquer vantagem em usar estes produtos…pelo menos é o que nos dizem todos os estudos científicos realizados nesta área. Ou seja, nenhum deles é capaz, por si só, de reduzir o peso de forma significativa a longo prazo.

O recurso a medicação justifica-se, sob prescrição e supervisão médica, em casos de obesidade e ou excesso de peso caso existam complicações associadas (como a diabetes mellitus; hipertensão; dislipidemia).

Para além destes produtos, que prometem perdas de peso milagrosas e rápidas, surgem, muito na moda, os substitutos de refeições. O nome, por si só, deveria assustar o consumidor…mas não. Como o nome indica estes irão substituir a alimentação normal por barras ou shakes industrializados. Mas, para além de ser bastante dispendioso, está na origem de défices nutricionais que se manifestam a médio prazo. Ou seja, como não possuem todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, normalmente estes programas de emagrecimento ainda sugerem suplementos para colmatar essas falhas.  A pergunta que me ocorre fazer é: Porquê  gastar tanto dinheiro para emagrecer, perdendo todo o prazer de se sentar à mesa e fazer uma refeição rica e variada para obter os mesmos resultados? Não é possível conseguir passar o resto da vida a beber batidos e comer barras e o mais natural é  que quando voltar à sua alimentação normal, o peso também regressa.

Pensar que pode perder quilos com recurso exclusivo a formulas de emagrecimento é o primeiro passo para falhar.

De à sua alimentação o valor que ela realmente merece. Ninguém consegue perder peso de forma sustentada se não mudar os seus hábitos alimentares e se não fizer exercício físico.

Não acredite em milagres, perder 1kg por semana é extremante bom.

Menu