E depois da amamentação? O que devo dar ao meu bebé?
A diversificação alimentar é necessária porque as necessidades nutricionais não são totalemente satisfeitas pelo regime lácteo no que respeita a calorias, ferro e proteínas.
A introdução de novos alimentos deve ser gradual, tranquila e sem pressas para que o bebé se adapte a novas texturas, novos sabores e para que possamos, eventualmente, identificar alguma intolerância/reação alérgica.
A diversificação alimentar deve ser adaptada à realidade socioeconómica e cultural de cada família, contudo, existem algumas regras que deverão ser respeitadas.
- Comece por substituir uma refeição de leite por uma sopa de legumes ou por uma papa, de acordo com o critério do seu médico pediatra ou do seu nutricionista;
- A partir dos 6 meses, deve-se introduzir a carne;
- O leite de vaca em natureza não deve ser introduzido antes de o bebé atingir 1 ano;
- A dieta não deve conter sal e nem açúcar adicionados;
- Oferecer água simples no intervalo das refeições;
- Os boiões só deverão ser oferecidos em situações de recurso.
Normalmente as principais duvidas surgem no momento de confeccionar a sopa ou a papa. Que legumes posso introduzir? Qual a melhor papa?
Sopa
- Deverá ser simples, em puré, confecionada com 4 legumes escolhidos entre batata, couve-flor, curgete, cebola, alho francês, cenoura ou abóbora, alface, brócolo ou couve coração;
- As leguminosas secas (feijão, ervilha, grão, lentilha, fava) podem ser introduzidas a partir dos 9-10 meses, sem casca e em pequena quantidade;
- Deve-se atrasar a introdução dos espinafres, nabiça, nabo, aipo e beterraba pelo risco de contaminação com nitratos;
- Adicionar uma colher de chá de azeite, em cru, a cada dose de sopa.
Papa
Existem 2 tipos de papa: a papa não láctea, que é preparada com o leite habitual do bebé, e a papa láctea, que é preparada com água, pois já contém leite. O bebé não deve comer mais de uma papa por dia.
Em relação à fruta esta deve ser fresca, madura. Deverá ser oferecida como sobremesa, ou seja, após a refeição de sopa. Podemos começar com maçã, pera ou banana. Mais tarde, poderá ser adicionada ao iogurte. Não deve usar nunca a fruta como substituição de uma refeição.
O importante é alimentar o seu bebé da forma mais segura, mas também mais doce possível 😁😍.