As bebidas alcoólicas que ingerimos passam por todos os órgão do corpo. O álcool ao ser ingerido, pela boca, a bebida vai diretamente para o estômago, onde será absorvida. Depois disso, entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos do corpo humano, incluindo o cérebro.
A sensação inicial é de euforia e desinibição. Mas a longo prazo, a bebida alcoólica passa a ter um efeito depressivo e acaba por causar sonolência e diminuição dos reflexos.
Só cerca de 5% do álcool ingerido é eliminado diretamente através da respiração, saliva, transpiração e urina. O restante passa rapidamente para a corrente sanguínea através das paredes do estômago e da parte superior do intestino delgado sem sofrer qualquer transformação química.
Como referi anteriormente, uma vez no sangue, o álcool é transportado pelos vasos sanguíneos para os diversos órgãos, passando pelo fígado que só lentamente procede à sua decomposição, a uma média de 0,1 g/l por hora. Quando o álcool atinge o cérebro, órgão abundantemente irrigado de sangue, afeta, progressivamente, as capacidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e motoras, incluindo o controlo muscular e o equilíbrio do corpo.
Mas, existem determinados situações onde as bebidas alcoólicas estão presentes e são muito bem vindas. Afinal, quantas calorias tem uma bebida alcoólica? Depende da bebida, no entanto irei agora ensinar-lhe como calcular o número de calorias de cada bebida.
Cada grama de álcool metabolizado e oxidado pelas nossas células fornece 7 Kcal. O álcool vem expresso, no rótulo, em graus, que nada mais é que a quantidade de álcool em valores percentuais em relação ao volume total da bebida. Para fazer o cálculo em gramas é preciso utilizar um fator de conversão, que é aproximadamente 8.
Por exemplo um copo de vinho tinto com 13 graus. O que teremos de fazer é multiplicar estes 13% de álcool pelo fator de conversão 8: 13% álcool x 8 (fator aproximado de conversão) = 104 gramas por litro (g/l). Se quisermos saber a quantidade num copo de 150 ml é só multiplicar 104g/l x 0,15 = 15,6 g de álcool.
Como já sabemos, cada grama de álcool equivale a 7 Kcal. Assim, o nosso copo teria 15,6 g de álcool X 7 Kcal/g = 109,2 Kcal.
Sei que parece muito difícil, mas se quiser saber ao certo quantas calorias está a ingerir tem mesmo de fazer estes cálculos.
No entanto, muitas vezes bebemos bebidas que para além do álcool, tem ainda açúcar ou fruta. E nestas torna-se tudo mais complicado. Por isso mesmo, fiz eu esses cálculos para lhe facilitar a vida. Assim, saiba que um mojito tem cerca de 193Kcal; uma caipirinha cerca de 260Kcal e um Gin tónico cerca de 191Kcal.
O meu conselho é que deixe as bebidas alcoólicas para os dias de festa ou no “dia da asneira”.