Hoje as consultas foram muito além do normal. Tenho, e sou uma sortuda por isso, conhecido pessoas muito especiais durante o meu percursso porfissional.

Hoje comecei por ouvir: ”consigo aprendi que a liberdade existe na ausência de controle”. Escrevi esta frase para não me esquecer dela. Pedi para que a paciente em questão me explicasse melhor o que queria dizer. Ela prossegiu “sempre fiz imensas dietas, em que o controle das mesmas era tão, mas tão rigoroso, que tantas vezes desisti e perdi o prazer de comer. Não deixo de seguir um plano alimentar consigo, mas pela primeira vez sinto que colocaram em mim a liberdade de escolher sempre e em qualquer momento. Sou controlada porque quero, pela primeira vez na vida…não porque me mandaram fazer. Acredite tem mesmo um dom de nos fazer seguir um estilo de vida sem pressão, sem cobrança, sem má cara, sem angústias e sem certezas. Explicou-me um dia, que não teria certeza se as coisas iam funcionar como eu tinha em mente. Reparou que fiquei triste. E acabou por me dizer aquilo que eu precisava ouvir. “A certeza inerente a qualquer tema retira-nos a possibilidade de sermos livres”, disse-me que leu esta frase num livro. Escrevi essa frase no meu telemóvel e desde aí tenho seguido um estilo de vida muito mais saudável, mas sem pressões, sem pressas e acima de tudo sem cobranças. Doutora, obrigada, fez de mim uma mulher mais magra, mais confiante e mais livre. Poucas pessoas irão entender a importância de tudo isto”.

Queria que soubesses que eu entendo, entendo mesmo. E, que por isso, hoje resolvi ser livre de contar este “nosso” momento a todos os que me seguem.

Lindo mesmo é teres um efeito positivo nos outros seja ele qual for. 

Menu