Será o açúcar de coco o mais nobre de todos?

As questões não param de surgir durante estes últimos dias. 

Hoje recebi a seguinte mensagem: “Dra eu sigo uma rapariga no Instagram que coloca muitas vezes receitas de bolos e substitui o açúcar refinado por açúcar de coco, porque segundo ela é muito menos calórico e chega até a ser saudável. É verdade?”

Os açúcares são muito diferentes entre si. Os brancos são os refinados e os escuros os menos refinados. O refinamento é a introdução de produtos químicos para produção de um produto mais claro e fino. O açúcar mascavado e o de coco são mais escuros por não passarem por esse processo e com isso preservam mais o gosto da cana-de-açúcar ou da seiva do coqueiro, respetivamente.

Por não sofrer este processamento, o açúcar de coco, retém algumas das suas vitaminas e minerais, fibra e antioxidantes. 

Vamos então analisar a composição nutricional dos dois tipos de açúcares:

  • 100g de açúcar de coco contem: 321Kcal, 3.4g de lípidos, 1.8g de proteínas e 92g de hidrato de carbono. 
  • 100g de açúcar refinado contem: 386Kcal, 0g de lípidos, 0,3g de proteínas, 99g de hidrato de carbono.

Através desta informação, é possível verificar que o açúcar refinado é um pouco mais calório e que apresenta um teor mais alto de hidratos de carbono, no entanto não possui lípidos (gorduras). 

Quanto ao índice glicémico, uma medida da rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue (glicose), o açúcar branco tem um índice glicémico de cerca de 63 e o açúcar de coco tem um índice glicémico de 54. Mas, apesar de ter um índice glicérico menor, não o torna uma opção melhor e muito menos saudável, principalmente para pessoas diabéticas (como é o caso da paciente em questão). 

Resumindo, é muito importante referir que, mesmo sendo mais natural, o açúcar de coco não deixa de ser uma fonte de açúcar, e não deve ser consumido diariamente. 

O melhor será mesmo tentar fazer os seus doces sem açúcar. É difícil, eu sei, mas pode sempre tentar. 😉

Menu