“Faço tudo direito e não consigo perder peso”!

É das frases que mais ouço quando me procuram: “Não estou a conseguir perder peso, e estou a cumprir uma dieta e vou ao ginásio quatro vezes por semana”! E sim, isto é possível e de facto acontece muitas vezes. 

Tendo em conta a minha experiência, penso que existem pelo menos 10 fatores cruciais que nos impedem de alcançar os desejosos resultados. Hoje, gostava, de lhe explicar então quais são esses fatores que nos impedem de atingir a nossa meta.

Muitas vezes, durante o nosso processo de transformação, cometemos alguns “erros” sem saber, seguimos conselhos errados e é justamente por isso que tantas vezes retardamos o caminho para a mudança, principalmente, da composição corporal (níveis de gordura, músculo, água, entre outros).

Vamos então perceber porquê.

1. Consome pouquíssimas calorias durante o dia

Ingerir poucas calorias durante o dia pode resultar de forma contrária aquilo que se espera. Isto porque, o nosso corpo gera mecanismos de poupança de energia quando a obtem em quantidade insuficiente para manter as suas funções básicas de forma ideal. Vários estudos demosntram que uma dieta com pouquissimas calorias, cerca de 1000kcal por dia, podem levar à perda de massa muscular e reduzir significativamente o metabolismo.

2. Não tem atenção as quantidades que ingere, mesmo mantendo uma alimentação saudável

Contrariamente ao que falei anteriormente, comer mais calorias do que o necessário também não ajudará em nada na perda de massa gorda. É necessário, entre outras coisas, que exista um défice calórico para que a possamos perder, ou seja, que devemos sempre gastar mais calorias do que aquelas que ingerimos.

Pode parecer que não esteja a comer muitas calorias, mas, na verdade, a maioria de nós tende a subestimar o que realmente comemos durante o dia. Comer alimentos saudáveis não é suficiente, isto porque, comer alimentos saudáveis em excesso também adicionará bastante calorias à dieta. Por isso mesmo, mais importante do que o tipo de alimento será a quantidade do alimento.

 3. Não realizas exercício de força ou levantamento de pesos

Fazer exercícios cardiovasculares é super importante para perder massa gorda, no entanto fazer exercícios de força e levantar pesos é uma das estratégias mais eficazes para ganhar músculos e, portanto, aumentar sua taxa de metabolismo basal. A combinação dos dois tipos de exercícios é ideal para reduzir a gordura corporal.

 4. Só elege produtos “light”

Os alimentos processados com publicidade como “light” ou similar, não são alimentos sem calorias e muitas vezes, temos tendência a abusar no consumo destes produtos.

Produtos com pouco açúcar são muitas vezes ricos em gordura e os que têm menos gordura, geralmente, têm muitos hidratos de carbono. Devemos, estar muito atentos aos rotulos nutricionais para realizarmos boas escolhas.

 5. Sobrestima o número de calorias que queima durante o exercício

Este é um dos fatores, na minha opinião, que mais contribuem para a falta de sucesso na perda de massa gorda. Isto porque, mesmo que faça longas sessões de exercícios diariamente, se nao se alimentar bem, vai custar para ver os resultados. Ora vejamos, uma sessão de exercício pode fazê-lo “queimar”, aproximadamente (dependendo sempre do tipo de exercício), cerca de 400-500Kcal e com apenas um descuido numa refeição poderá ingeir failmente esse número de kcal ou até mais.

Muitas vezes ouço ”já fiz exercício agora posso comer o que quiser”. Não é verdade!!!

 6. Não ingere fibra suficiente

Vários estudos demosntram a eficácia da ingestão correta de fibra na perda de massa gorda. Quando a ingerimos fibra em grande quantidade, algumas das calorias dos alimento não são absorvidos e a absorção de hidratos de carbono é mais lente. PAra além disso porporciona uma saciedade por mais tempo, evitando os petiscos fora de horas.

 7. Não lê os rótulos nutricionais

Saber ler um rotúlo é de extrema importância na seleção dos melhores produtos. PAra além de que nos dá um sentido critico e autonomia sobre as nossas escolhas.

 8. Come muitos alimentos fontes de gordura num plano alimentar com baixo teor de hidratos de carbono

Planos alimentares cetogénicos ou com baixo teor de hidratos de carbono demosntram ser eficazes na perda de peso. No entento, como em todos os planos alimentares, devemos testá-los para ver se funcionam, nem tudo é para todos.

Um erro bastante comum e que impede que as pessoas percam massa gorda quando adotam este tipo de dietas é que comem quantidades ilimitadas de gordura. Como resultado estará a consumir muitas calorias. Um exemplo disso é: retiramos todos os hidratos de carbono do prato e substituimos por saladas ou legumes que temperamos com bastante azeite, que apesar de ser uma gordura saudável, não deixa de ser uma gordura, e portante, com imensas calorias.

 9. Não dorme o suficiente

Domir o suficiente é muito importante para o seu bem-estar. Dormir pouco terá repercussões na sua saúde e na perda de peso.

Dormir pouco pode favorecer o aumento de peso, uma vez que várias noites com poucas horas de sono tÊm impacto no apetite e no gasto energético. Isto porque, dormir pouco está associado a alterações hormonais que controlam a nossa vontade de comer. OS níveis de leptina, hormona que reduz o apetite, baixam, enquanto que os níveis de grelina, hormona que estimula o apetite, aumentam. PAra além disso, as pessoas que dormem pouco têm menos vontade de realizar exercício físico, o que promove uma diminuição do gasto energético.

 10. Elevados níveis de stress

O stress crónico é um problema muito comum que afecta diretamente o nosso peso. Demosntrou-se que, elevados níveis de cortisol, aumentam o apetite e o desejo por alimentos com elevado teor calórico. Curiosamente, o controle do stress pode ajudar e muito na perda de peso.

Principalemente nesta fase de grande crise mundial, onde os nossos níveis de stress andam altissímo, comece a adotar hábitos mais saudáveis. Tente exercicitar-se todos os dias, ouça mais música e menos televisão, leia mais…encontre o seu hobby preferido e desligue um pouco das notícias e do momento atual.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Menu