Quantas vezes já se perguntou porque come o mesmo que a sua/seu amiga/o e porque engorda e ela/e não? A mim já me fizeram esta pergunta vezes sem conta .
Falaremos, então, de metabolismo.
O termo “metabolismo” surge muitas vezes para justificar o ganho de peso em determinada altura da vida. “O meu metabolismo anda mais lento, por isso tenho engordado com mais facilidade”. A verdade é que existem vários fatores responsáveis por este aumento de peso, o metabolismo pode ser um deles, bem como, uma alimentação pouco saudável e uma prática de exercício físico pouco frequente.
Tentando explicar de forma simples, o metabolismo é um conjunto de processos químicos que ocorre dentro do nosso organismo envolvendo tarefas como a respiração e a digestão. Ou seja, para que consigamos manter as nossa funções vitais, o nosso organismo necessita de energia. A essa energia chamamos de metabolismo.
Se o seu metabolismo for acelerado, irá queimar mais energia em repouso, sendo que terá mais facilidade em perder peso; se pelo contrário tiver um metabolismo mais lento, irá queimar menos energia em repouso e o excesso será armazenado sob a forma de gordura.
Vejamos, duas mulheres com a mesma altura, peso e idade mas com metabolismos diferentes. As duas podem comer exatamente a mesma refeição, mas a velocidade com que cada uma queima aquilo que acabou de ingerir será diferente. Por isso, uma aumenta de peso e a outra não.
É, ainda, importante referir que o nosso metabolismo se altera, para pior, quando envelhecemos. Eu estou perto dos 30 e as coisas começam a mudar. Qual é então o segredo para evitar consequências mais pesadas para o nosso corpo? Optar por hábitos mais saudáveis (comer direitinho, não fumar, não beber refrigerantes nem abusar nas bebidas alcoólicas) e dormir bem.😄
Consulte um nutricionista que o ajude a calcular o seu metabolismo basal e que inclua na sua dieta alimentos que ajudem a acelerar o mesmo 😉