Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado por peso abaixo do normal, ou seja do que é considerado saudável para a idade e altura. As pessoas com anorexia têm um medo enorme de ganhar peso.  Normalmente, são pessoas muito ativas e que fazem grandes restrições alimentares.

Mais do que um distúrbio alimentar é um distúrbio da sua imagem corporal, no qual o paciente não consegue aceitar o seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis fora da realidade.

Nenhum dos pacientes que acompanhei com esta patologia a aceitou em primeira abordagem. Normalmente, todos, negam a existência de um problema.

É difícil para o Nutricionista entrar neste seu “mundo”, onde as restrições alimentares são muitas, as pesagens demasiado frequentes e um conhecimento de todos os rótulos alimentares acima da média. É certo, e falo por experiência própria, que depois de aceitarem a doença, a maior parte destes pacientes encontra o seu caminho para ser feliz.

A comunicação social é, talvez, a grande responsável por esta doença. Existem vários motivos que levam a pessoa a comer MUITO menos do que é suposto (estudos sugerem que alguns genes podem estar associados a esta doença), mas a televisão e as redes sociais, bem como os estereótipos de beleza, despertam nas pessoas a sensação de que só serão felizes e populares se seguirem um determinado padrão.

Esta semana procurou-me uma bailarina. Quer perder peso porque o seu companheiro não a consegue pegar e porque se sente mais pesada do que é suposto neste meio. Fiquei contente que o tenha feito…procurou ajuda de um profissional. Mas, na maior parte das vezes, as pessoas optam por auto-gerirem esta perda de peso “exigida” a quem quer fazer da dança a sua profissão.

Resumindo, se sofre este tipo de pressão ou conhece alguém que possa estar a sofrer com esta doença, é importante e urgente que aconselhe a procurar um nutricionista. Acredite, é possível perder peso de forma saudável, não necessita de entrar pelos caminhos mais escuros e menos felizes.

 

Menu