Uma vez que o futuro permanece incerto, as dúvidas acumulam-se e é difícil perceber quais os parâmetros que a vida vai adotar nos próximos tempos. Por tudo isto, sinto que os meus pacientes e as pessoas que me rodeiam começam a espoletar sentimentos de angústia, ansiedade e de medo. Sei que as coisas não têm sido fáceis e que esta fase em que nos encontramos possa ser a mais difícil desde que o estado de emergência foi decretado.
Para muitos de nós, situações de stress e ansiedade transformam, num passe de magia, comidas altamente calóricas em necessidades básicas de sobrevivência. E é aqui que mora o perigo…
Assim, resolvi sugerir-vos, que abram o vosso congelador e frigorifico e que planeiem as vossas refeições da próxima semana. As principais vantagens ao planear com antecedência o que vai comer são:
- Irá poupar dinheiro;
- Alimentar-se-á melhor;
- Fará refeições mais saudáveis;
- Irá ocupar uma parte do seu tempo.
A pedido de várias pessoas, vou dar-vos o exemplo da minha próxima semana (tenho tudo no congelador e no frigorífico):
- Segunda-feira: Almoço – sopa + peito de frango assado com arroz de legumes no forno + peça de fruta; Jantar – sopa + salmão grelhado com puré de batata e salada de alface + peça de fruta.
- Terça-feira: Almoço – sopa + esparguete com miolo de camarão e amêijoa com salada de tomate + peça de fruta; Jantar – sopa + hambúrguer em pão com queijo mozzarella e rúcula + peça de fruta.
- Quarta-feira: Almoço – sopa + folhado de alheira e espinafres + peça de fruta; Jantar – sopa + bacalhau assado no forno com batata e grelos + peça de fruta.
- Quinta-feira: Almoço – sopa + bifes de lombo grelhados com arroz de cenoura e salada mista + peça de fruta; Jantar – sopa + robalo grelhado no forno com batata assada + peça de fruta.
- Sexta-feira: Almoço – sopa + pizza com mozzarella, rúcula e peito de perú fumado + peça de fruta; Jantar – sopa + filete de dourada grelhada com arroz de legumes + peça de fruta.
- Sábado: Almoço – sopa + Bacalhau assado na brasa + peça de fruta; Jantar – sopa + macarrão com atum e queijo no forno + peça de fruta.
- Domingo: Almoço – sopa + coelho assada com batata assada e salada de pepino + peça de fruta; Jantar – sopa + omelete de espinafres + peça de fruta.
Aos meus pacientes sugiro que peguem no plano alimentar e que planeiem até o pequeno-almoço, e os lanches. Parece um tanto ao quanto moroso, mas acreditem que vos irá ajudar a manter a ordem, o foco e o peso. Caso contrário, irão muitas vezes petiscar durante o dia.
Estes tempos pedem-nos que pensemos sobre aquilo que somos, e o que procuramos melhorar. As pessoas, no geral, querem ser mais e mais saudáveis. Sei que me repito muitas vezes quando digo que tudo isto vai passar, só o digo vezes sem conta porque vai mesmo, e a tão esperada época balnear vai ser ainda mais especial. Sendo assim, mantenha o foco, não deite por água abaixo tudo o que conquistou/amos até agora.
De qualquer das maneiras, e se for o caso, aproveite um dia da semana e relaxe, faça uma asneira e desfrute de um copo de vinho, ou de um chocolate, de um bolo com prazer.